Compartilho aqui, na íntegra, o texto que escrevi para a campanha “Meu Momento Senna” de março de 2015, iniciativa da Allianz em parceria com o Instituto Ayrton Senna.
A foto mencionada no texto, que tirei em Imola em 2005, não foi publicada na campanha. A minha foto reproduz a última foto em vida do Senna, antes de entrar no carro, naquele dia fatídico do GP. Ampliada em tamanho gigantesco, estava na época à entrada da tribuna VIP do autódromo, batizada em homenagem a Ayrton.
Quem quiser essa minha foto, é só pedir por email, Também posso enviar outra foto minha, com algumas das flores e cartas em homenagem a ele que as pessoas ainda depositavam na estátua, ou na Curva Tamburello, em 2005. Se quiser, peça essa também e envio.
Abraço.
História de
Edvaldo Pereira Lima
Escrevi um livro sobre Senna em 1995 – ampliado para dois volumes em 2009, “Ayrton Senna – Herói de um Novo Tempo” – mais como cidadão movido pelo impacto de sua vida sobre nós, para além das pistas de corrida, do que propriamente impulsionado pela minha função de escritor e jornalista. Em junho de 1995, na Austrália e Nova Zelândia, estranhos vinham falar comigo, ao saber que sou brasileiro, para comentar como o Ayrton era inspirador para eles, na vida. Em Imola, 2005, deparei-me com essa enorme foto de Giampreto Sanna na seção VIP batizada em seu nome, assim como sensibilizaram-me as flores e cartas que pessoas do mundo inteiro continuavam depositando na estátua em sua homenagem. Homens e mulheres registravam o quanto Senna é uma referência inspiradora e um modelo de determinação, garra, coragem. Decidi que valia a pena compartilhar, com o livro, a leitura da vida de Senna – e a história do Instituto – sob a perspectiva do desenvolvimento humano no grau de excelência integrada – inteligência, intuição e emoção – que ele alcançou. À frente de seu tempo, Senna é o herói que ilumina a expansão dos potenciais de todos nós na aventura de viver.